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Para controle físico e contábil patrimonial, DIALP coordena Inventário patrimonial da Unifesspa

Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 10h07 | Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 14h41 | Acessos: 950

O inventário patrimonial da Unifesspa do ano de 2021 começou a ser realizado no dia 25 de junho e está sob a responsabilidade da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio – DIALP. A ação é executada pela empresa Integrade Consulting e tem previsão de término ainda para este ano. A finalidade é atender o disposto na legislação, que cobra o controle e prestação de contas de bens e recursos públicos.

A ação cumpre a Instrução Normativa nº 205/1988, da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República (SEDAP) e a Lei 4.320 de 17 de março de 1964.

O inventário é obrigatório e tem como finalidade o controle físico e contábil do patrimônio móvel em uso na instituição. A ação é destinada a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora. Também é utilizado como instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, sendo ainda uma ação necessária para viabilizar a implantação do novo Sistema Estruturante imposto pelo Governo Federal, o SIADS (conforme a Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020, do Ministério da Economia).

A realização do inventário patrimonial dos bens móveis da Unifesspa é importante para a verificação da existência e condições dos bens que foram adquiridos com recursos públicos ou, em alguns casos, recebidos de doação e colocados em uso com o objetivo de atender as demandas institucionais na oferta do ensino público e gratuito. Como resultado, a instituição, além de cumprir a legislação, proporciona informações realistas para tomadas de decisão e para a prestação de contas da instituição.

Entenda

O inventário patrimonial da Unifesspa de 2021 teve como marco inicial uma reunião, realizada em 22 de junho, com a apresentação da metodologia adotada pela empresa na execução do inventário. O ato contou com a participação do representante da empresa Integrade Consulting, Gustavo Lagranha, dos servidores da DIALP, Luciene Neres, Walyson Lima, Helton Frank, da pró-reitora de Administração, Marcele Castro e dos responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos de campo do inventário, designados pelas suas respectivas unidades acadêmicas e administrativas.

Para a consolidação do inventário, a empresa necessita cumprir algumas etapas. A primeira delas, que consiste na visita às unidades administrativas e acadêmicas da instituição para o levantamento de todos os itens que serão inventariados, requer a presença de um responsável para o acompanhamento deve levantamento em cada unidade acadêmica e administrativa.

Para auxiliar os responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos de campo do inventário em sua respectiva unidade acadêmica ou administrativa, a DIALP disponibilizou, via e-mail, no dia 30 de junho, entre outros arquivos, um manual que contém, de forma resumida, esclarecimentos práticos e pontuais acerca da sua execução.

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